A Comunicação

 

A Comunicação

 

Entendemos a comunicação como um dos pilares fundamentais do nosso Modelo Educativo já que acreditamos que é, também através dela, que os alunos se desenvolvem cognitiva e socialmente.
Para isso, é fundamental que seja criado um ambiente de livre expressão dos alunos, através do qual se promovem aprendizagens significativas em interação comunicativa, podendo esta interação ser feita entre alunos e/ou entre aluno-professor.
No nosso Modelo, destacamos como momentos primordiais de comunicação os seguintes:

A Apresentação de Produções

Neste momento, as crianças têm a oportunidade de apresentar as suas produções (por exemplo: textos…) que são sempre comentadas, questionadas e avaliadas pelo resto do grupo e, caso pertinente, reconstruídas e/ou melhoradas, sendo posteriormente novamente comunicadas.

Comunicação de Projetos

Momentos coletivos de trabalho curricular

Durante estes momentos são abordados/revistos conteúdos curriculares pelo professor, em interação com os seus alunos, ou mesmo por um aluno com o resto do grupo-turma. Parte-se do conhecimento prévio que os alunos têm acerca do conteúdo a abordar e, em interação comunicativa, vai-se construindo ou reconstruindo o conhecimento.

Momentos de Planificação/Avaliação

ver momentos de Planificação/Avaliação

CIRCUITOS DE COMUNICAÇÃO

Todos os produtos realizados pelos alunos são incluídos em circuitos de comunicação de forma a serem dados a conhecer a toda a comunidade escolar.

ORGANIZAÇÃO DAS ATIVIDADES CURRICULARES

O Projeto Educativo desenvolve-se em cinco estruturas de trabalho curricular:









INSTALAÇÕES

O NOSSO
PROJETO EDUCATIVO